29 de julho de 2017 gf10web 0Comment

Se você ainda não teve uma solução em tráfego para seu web site já Pensou Criar Um blog? Criar um blog para sua empresa é um projeto a ser considerado. Claro que se lançar a escrever na web pode gerar algumas preocupações justificáveis: e se eu não tiver tempo, orçamento, talento, conhecimento tecnológico?

A maioria dos blogueiros profissionais pode confirmar, é natural passar por uma pequena fase de ansiedade antes de se lançar. Nós mesmos passamos por algumas fases de insônia quando tivemos nossas primeiras publicações. Antes de explicar porque é do seu interesse criar um blog para sua atividade, vamos acabar com as ideias preconcebidas:

  • O problema do tempo: você não tem que publicar um artigo por dia. Pode redigir tranquilamente no seu ritmo. Você não tem nenhuma obrigação a cumprir.

 

  • A falta de meios e conhecimento tecnológico: hoje existem numerosas plataformas para criação de blog 100% grátis – sim é muito bom e não estamos nos vangloriando. Para a maior parte destas plataformas, não é necessário conhecimento de tecnologia, por isso, nesse ponto, não precisa se preocupar.

 

  • Falta de experiência: a Internet livrou os aspirantes a escritor de consideráveis constrangimentos. Atualmente é possível se expressar com muita facilidade na esfera dos blogs e das redes sociais. Claro que isso não garante o sucesso, a concorrência está cada vez mais acirrada e é necessário dedicar-se o máximo possível – seria muito ruim ser conhecido como o ignorante do meio. Isto dito, você não deve ter receio do julgamento dos outros simplesmente porque você não é nenhum Carlos Drummond de Andrade. Tem que começar de algum lugar!

 

Ficou mais tranquilo? Agora podemos então apresentar para você os benefícios de criar um blog:

 

Melhore sua visibilidade (gratuitamente)

Ter um blog é excelente perante os motores de busca. Na realidade, ao publicar conteúdo novo regularmente, você lembra constantemente aos motores de busca que você existe e, ao mesmo tempo, inclui novas páginas do seu site no ranking do SEO. Mais uma vantagem: se outros experts do meio mencionarem você em seus sites, o Google, que adora links, pode avaliar seu blog. Portanto, perante o SEO, você está coberto.

Agora, a visibilidade não termina nos motores de busca. Compartilhando seus artigos nas redes sociais, você expõe todo o seu conhecimento e seu “know-how” para uma grande comunidade profissional. Do Facebook ao Twitter, passando pelo Linkedin e os fóruns/grupos de discussão e redes especializadas (não esquecer estas nunca!) você vai conseguir uma grande exposição e atrairá a atenção para seus artigos. Portanto, você terá mais visitantes, o que desperta a atenção do Google que, por sua vez, vai levar a uma maior visibilidade e a mais visitantes. Resumindo, um círculo só de benefícios.

Mantenha seus Clientes e Amigos informados

Um blog não serve unicamente para estabelecer seu status de especialista. Permite igualmente estar permanentemente em contato com seus clientes de forma a mantê-los informados sobre todas as novidades de sua empresa. Ocasiões para escrever é que não faltam: novos produtos ou serviços, votos de feliz ano novo, mudanças dentro da empresa, visita particular (virtual) de suas instalaçõesqualquer motivo é válido para reforçar o relacionamento com seus clientes. Repare que também é aconselhável compartilhar suas publicações através de uma newsletter – como nós fazemos – e encontrar seu público lá onde é mais confortável para ele: sua caixa de entrada!

Marketing dinâmico

O “Content Marketing” é uma das tendências mais populares do marketing no momento. Seu objetivo é criar o interesse graças a um conteúdo útil ou divertido sem, no entanto, encorajar a que seja tomada uma atitude de imediato. As empresas podem então atrair a atenção dos internautas, mas contornando os canais publicitários clássicos que geralmente são pagos.

Por exemplo, se redigirmos um artigo: “Como criar um site”, os leitores externos (Google, Facebook e outros) vão descobrir que o Blog é a ferramenta de referência do texto. De fato, os conselhos são genéricos, já os links, os elementos visuais e certas partes do texto vão valorizar a plataforma. Os internautas interessados no assunto, depois de consultar o artigo, estarão mais inclinados a escolher a nossa solução do que alguma outra – Assim, à parte do fato que o blog vai ajudar você a valorizar seu conhecimento e melhorar sua visibilidade, também vai permitir que você desenvolva um relacionamento com sua clientela de forma suave e durável.

Estar sempre antenado

Obviamente que dominar todos os truques de sua profissão é obrigação, mas para você realmente se destacar é necessário enriquecer permanentemente seus conhecimentos. Para isso você precisa seguir todos os blogs e sites especializados no seu ramo de atividade e, ao mesmo tempo, observar minuciosamente a concorrência. Você pode então informar seus leitores sobre as novidades tecnológicas, a legislação, aspirações e tendências recentes da sua área e também, ao mesmo tempo, melhorar sua capacidade e competência. Você só tem a ganhar!

Trabalhe sua redação e sua argumentação

Ninguém nasce com uma caneta na mão. Para redigir é necessário um aprendizado que requer muito trabalho e paciência o qual, em alguns momentos, pode até ser desmotivante. É preciso escrever uma vez e outra e outra, até se aperfeiçoar. Uma das belezas da questão é que é possível melhorar muito dependendo de sua perseverança.

Melhorar sua competência como redator tem vantagens consideráveis: ao enriquecer seu vocabulário e aperfeiçoar sua argumentação, você não só vai proporcionar uma primeira impressão bem mais profissional, mas também vai preparar seu discurso comercial de uma forma mais bem estruturada e pertinente. E nós nem mencionamos todos os benefícios que isto pode trazer para você do ponto de vista pessoal.

 Ganhar dinheiro

Chegamos na parte mais estimulante de todo este assunto: se seu blog crescer muito você pode conseguir um bom lucro financeiro! Quer se trate de aumentar sua clientela, começar uma parceria com outros blogueiros, promover artigos de terceiros em seu blog, redigir como freelance para outras empresas ou até de se associar a um programa de afiliadosserá possível ver, rapidamente, novas oportunidades se abrirem para você. Evidentemente que as possibilidades podem variar em função da natureza da sua atividade e do tamanho do seu blog. Contudo, se você jogar suas fichas de forma estratégica, é bem provável que consiga tornar rentável (pelo menos em parte) seus esforços.

Ranqueamento nos Buscadores

O Google valoriza o conteúdo de qualidade, a frequência de postagem e a experiência do usuário.

Quando temos apenas o site da empresa, sabemos que o conteúdo será estático, ou seja, será colocado ali e só sofrerá alguma alteração em alguma repaginação ou acréscimo de informação.

Com o blog já não funciona dessa forma, será preciso que você atualize com frequência para que o Google entenda que você está fornecendo qualidade de material para o seu leitor.

Talvez você não saiba, mas para que o ranqueamento seja feito de forma assertiva, será necessário trabalhar palavras chaves relacionadas ao seu nicho.

Por exemplo, se você tem uma concessionária que vende carros novos e usados, procure inserir em determinadas partes do seu artigo, palavras chaves como: Comprar carro, comprar carro usado, comprar carro zero.

Dessa forma quando o usuário fizer pesquisas como:

  • Onde comprar carro usado
  • Comprar carro zero barato

E outras formas com termos relacionados, seu blog terá maiores chances de aparecer como resultado para a busca.

Investimento de Impacto e Duradouro

O Blog é uma das saídas ideais para quem quer fazer um investimento de impacto e que seja em longo prazo. Até porque, não espere colher frutos em curto prazo com esse tipo de estratégia.

É como já falamos em outros conteúdos, se você quer uma resposta rápida, invista em links patrocinados, eles sim são capazes de lhe entregar o resultado rápido que tanto procura.

Voltando ao blog, se você parar para pensar um pouco, verá que já iniciamos do ponto de que esse é um investimento baixo. Logo de início, é possível notar que há diversas plataformas gratuitas que permitem a criação desse espaço.

Uma das mais utilizadas é o WordPress. Essa ferramenta é bem simples de ser usada, basta que seja instalada e que um cadastro seja feito. Pronto, agora é começar a planejar um conteúdo interessante para o seu público.

Muitos questionam sobre a frequência, dependendo do nicho será preciso que você faça atualizações diárias, pois a velocidade da informação é passada muito rápida.

No entanto, em outros segmentos, um post por semana já é o suficiente para quem está começando.

O importante é que essa frequência seja cumprida.

Tem um último detalhe que é bacana destacar antes de encerrar esse tópico…

Acreditamos que muitos ainda veem os links patrocinados como uma forma melhor de obter resultados, mas pense com a gente: Ao trabalhar campanhas no Google Adwords, por exemplo, você terá resultados apenas enquanto estiver pagando, ou seja, investindo, concorda?

Trabalhar os Links Patrocinados juntamente com a Busca Orgânica, é garantia de um resultado espetacular, pois você começará a trazer tráfego ao seu site muito mais qualificado e terá algumas vantagens nos Links Patrocinados.

Conhecer o Perfil de Seu Público Alvo

Nada melhor do que ter um blog para conhecer quem são as pessoas que têm interesse pelo que você publica.

Como dentro de um blog é possível fazer diversas categorias, também é possível mensurar quais conteúdos são mais acessados, quais são mais compartilhados e também receber perguntas focadas em cada material.

E não para por aí, você pode verificar de onde estão vindo os seus acessos, se são de indicação ou das buscas orgânicas, quais são as palavras chaves mais buscadas e qualquer outra informação que faça referência ao seu público.

É possível também, abrir um espaço para que seja feita uma pesquisa de opinião, que será um canal de comunicação direto entre você e o seu público alvo. Formulários de pesquisas funcionam muito bem, desde que sejam curtos e simples!

Depois de todas essas informações, você já deve ter se convencido que ter um blog é fundamental para sua estratégia de marketing digital, não é mesmo?

Entendemos que pode parecer complicado em um primeiro momento, pois são muitas informações ao mesmo tempo.

No entanto, podemos lhe garantir que com o passar da utilização tudo ficará muito mais fácil e muito mais claro.

Se você ainda tem dúvidas de por onde começar, uma última dica é que você dê uma pesquisada em marcas que trabalham no mesmo segmento que você, isso lhe dará um norte de como pode ser trabalhado os tipos de conteúdo.

Obviamente, você não deve copiar nada, pois cada marca tem uma estratégia única e precisa ser seguida à risca.

Se depois de todas as explicações e dicas passadas, você ainda estiver com dificuldades para iniciar o seu blog, entre em contato conosco, pois temos uma equipe preparada para lhe ajudar com essa tarefa.

Agradecemos a sua visita e esperamos te ver em breve.

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10 Vantagens de Sua Empresa Criar um Blog Otimizado para Trafego ao seu web Site
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