O Google Places reúne usuários e suas empresas locais, tanto on-line quanto no mundo real. Para melhor atender aos nossos usuários finais (e seus clientes potenciais), criamos uma lista de diretrizes para as conta e listagens do Google Places.
Sua conta do Google Places
Propriedade: somente os proprietários das empresas ou seus representantes autorizados podem confirmar listagens de empresas no Google Places.
Endereço de e-mail da conta: utilize uma conta de e-mail comercial compartilhada caso pretenda que vários usuários atualizem a listagem da empresa. Se possível, utilize uma conta de e-mail com o domínio da empresa. Se, por exemplo, o site da empresa for www.google.com.br, um endereço de e-mail compatível seria voce@google.com.br.
Sua listagem de empresas
Nome da empresa:
- O título deve refletir o título da sua empresa no mundo real.
- Além do título da empresa no mundo real, é possível incluir um único descritor que ajude os clientes a localizar sua empresa ou a entender o que ela oferece.
- Frases de efeito marketing, números de telefone, códigos de loja ou URLs não são descritores válidos.
- Alguns exemplos de títulos aceitáveis com descritores (em itálico, para fins de demonstração) são “Starbucks Centro” ou “Pizzaria do João“. Exemplos que não seriam aceitos: “Melhor encanador de São Paulo”, “Pizzaria do João Melhor entrega” ou “Pizzaria do João em Salvador“.
Local da empresa: utilize um endereço preciso e correto para descrever o local da sua empresa.
- Não crie uma listagem ou posicione seu marcador de PIN em um local que não seja o endereço físico da empresa. Caixas postais não são consideradas locais físicos precisos.O local de sua empresa deve ter pessoas disponíveis para atender aos clientes durante o período de funcionamento informado.
- Exceções incluem empresas de autoatendimento, como caixas eletrônicos e quiosques de aluguel de filmes. Se você estiver adicionando locais desse tipo, inclua informações de contato para o caso de os clientes precisarem de ajuda.
- Se precisar especificar uma caixa postal ou número de sala dentro de seu endereço físico, insira seu endereço físico na Linha de endereço 1 e coloque sua caixa postal ou número de sala na Linha de endereço 2.
- Use o endereço exato da empresa, e não o nome da cidade ou de ruas transversais.
- Não crie mais de uma listagem para cada local de empresa, tanto em uma única conta quanto em várias contas.
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Profissionais liberais podem ser listados individualmente desde que atendam o público dentro da sua organização principal. Exemplos comuns desses profissionais liberais são médicos, dentistas, advogados e agentes imobiliários. O profissional deve estar disponível para contato no local confirmado durante o horário especificado. Não é permitido criar mais de uma listagem para cobrir todas as especializações do profissional.
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Departamentos de empresas, universidades, hospitais e instituições governamentais podem ser listados separadamente. Esses departamentos devem ser publicamente distintos como entidades ou grupos dentro da sua organização principal e o ideal é que tenham entradas para clientes e/ou números de telefone separados.
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- Empresas que operam em uma área de cobertura devem criar uma listagem para o escritório ou local central e indicar a área de cobertura. Se desejar exibir o endereço completo da sua empresa ao configurar a área de cobertura, o local da sua empresa deve ter pessoas disponíveis para receber os clientes durante o período de funcionamento informado. O Google determinará qual a melhor forma de exibir seu endereço comercial, de acordo com suas informações e informações de outras fontes. Saiba como adicionar áreas de cobertura a sua listagem.
- Se você não atende diretamente aos clientes no local da empresa, deve selecionar “Sim, esta empresa atende a clientes em seus locais” na seção “Áreas de cobertura e configurações de local” do painel de controle e depois a opção “Não mostre meu endereço comercial na listagem dos Meus Mapas”.
- Não inclua nas linhas de endereço informações que não sejam pertinentes ao local físico da empresa (por exemplo, URLs ou palavras-chave).
- Observe que, todas as vezes que o endereço de sua empresa mudar, será necessário confirmá-lo novamente. Além disso, não será possível atualizar o nome de sua empresa até que o processo de confirmação seja concluído.
Website e telefone: forneça um número de telefone mais direto possível para o local da empresa e um website que represente o local da empresa.
- Utilize um número de telefone local em vez do número de uma central de atendimento, sempre que for possível.
- Não forneça números de telefone ou URLs que redirecionem ou “encaminhem” os usuários a páginas de destino ou números de telefone que não sejam da própria empresa.
Categorias: selecioneSelect at least one category from the list of available categories.
- As categorias devem descrever o que a empresa é (por exemplo, Hospital) e não o que ela faz (por exemplo, Vacinas) ou os produtos que vende (por, exemplo produtos Sony ou papel para impressoras). Essas informações podem ser adicionadas à descrição.
Outros itens a serem observados
Atividades ilegais: atividades fraudulentas ou ilegais não serão toleradas pelo Google e poderão resultar na suspensão da conta e na remoção das informações da listagem dos resultados de pesquisa.
Modelos de empresas não qualificadas
- Somente empresas que tenham contato direto com os clientes estão qualificadas para uma listagem no Google Places.
- Empresas em construção ou que ainda não estão abertas ao público não estão qualificadas para listagem no Google Places.
- Imóveis para aluguel ou venda, como casas de férias ou apartamentos vazios, não estão qualificados para listagem no Google Maps e não devem ser confirmados. Em vez disso, confirme a listagem para seu escritório de vendas ou locação. Caso tenha uma propriedade com um escritório no local, você pode confirmar este local de escritório.
- Não é possível criar listagens para lojas que armazenem seus produtos, mas que não sejam de sua propriedade.
- Também não é possível criar listagens para um serviço, classe ou reunião em andamento em um local que não seja de sua propriedade ou que você não tenha permissão para representá-lo. Entre em contato com o anfitrião para que suas informações sejam exibidas na página da empresa dele, no campo “Descrição”.
Publicidade, promoções e outros concursos
- Qualquer promoção, campanha de publicidade, concurso ou distribuição de prêmios deve conter um link visível para os termos da atividade e incluir diretrizes e qualificações claras. Todas as garantias, explícitas ou implícitas, devem ser cumpridas.
Exoneração de responsabilidade: o Google se reserva o direito de suspender o acesso ao Google Places ou a outros serviços do Google das pessoas ou empresas que violarem essas diretrizes. O Google pode, ainda, trabalhar junto às autoridades legais caso a violação seja de cunho ilegal.