Adblock: remova propaganda das páginas
O Firefox pode ser programado para impedir determinados endereços de carregar propagandas. Nesta página são apresentados o recurso de bloqueio de imagens por servidor e a extensão Adblock Plus.
Use apenas se tiver boas noções de como funciona a web! Caso contrário, você poderá bloquear algum conteúdo útil sem perceber.
Extensão Adblock Plus
O Adblock Plus permite criar endereços genéricos para bloquear elementos normalmente usados para propagandas (imagens, plugins e iframes). Funciona como o método para bloquear imagens (descrito abaixo), mas é muito mais poderoso.
Após instalar o Adblock, visite as páginas que costuma navegar. Então clique com o botão direito em uma propaganda. Selecione Adblock Iframe (se houver) ou Adblock Image.
Uma janela abrirá pedindo o endereço a bloquear. O poder do Adblock é que ele permite criar um bloqueio genérico, usando um pedaço do endereço. Se o endereço for algo como:
http://ad.siteonline.com.br/path/images/script.js
Então modifique o endereço para:
http://ad.
e clique em OK. Não só este site estará bloqueado mas todos os sites que seguirem este esquema. O Adblock Plus bloqueará mais propagandas se você conseguir descobrir o padrão utilizado pelas suas páginas preferidas.
Para ver todos os endereços bloqueados abra de janela de preferências do Adblock em Ferramentas > Adblock Plus. Insira os filtros abaixo para verificar a eficácia do Adblock. Apenas com esses filtros você terá um bloqueio razoável de propagandas sem comprometer conteúdo útil.
http://ad.
http://ads.
http://*/RealMedia/ads/
http://*.adserver.com
http://*.doubleclick.net/
http://*.googlesyndication.com/pagead/
Nota: não é possível clicar com o botão direito em propagandas feitas com plugins (como Flash). Nesses casos o Adblock Plus cria uma “aba” acima ou abaixo do espaço ocupado pelo plugin. Clique nela para ter acesso a janela de bloqueio de endereço.
Bloquear imagens
Este é um método simples de bloquear imagens e já vem embutido no Firefox. Clique com o botão direito na imagem da propaganda e selecioneBloquear imagens de. Propagandas feitas com plugins (Flash) não são afetadas por este método.
Observe que este bloqueio só é útil se a imagem for proveniente de um endereço utilizado exclusivamente para propaganda. Caso contrário imagens que fazem parte do conteúdo também serão bloqueadas.
Se o endereço exibido pelo Bloquear imagens de começar com ad., ads.,adserver. ou doubleclick então é grande a chance de que este endereço seja para usado apenas para propagandas (ad é propaganda em inglês).
Para ver os endereços bloqueados (ou se quiser desbloquear tudo) abra a janela de opções (no Windows em Ferramentas > Opções) e selecione o painel Conteúdo. Clique no botão Permissões da linha Carregar imagens.