22 de fevereiro de 2016 gf10web 0Comment

Todos os dias surgem novas vagas para Analistas de SEO, mas você sabe o que é preciso para preenchê-las? Você sabe o que um analista de SEO faz? Como é sua rotina de trabalho?

Este post é para esclarecer essas e outras dúvidas.

O que é um analista de SEO?

O analista de SEO é o profissional responsável por otimizar as páginas de um site para que estas fiquem bem posicionadas nas buscas realizadas nos mecanismos de busca como o Google, Bing e Yahoo.

Este é um processo que traz resultados a longo/médio prazo, pois o processo de otimização consiste em fazer com que as páginas apareçam de forma orgânica nas buscas, ou seja, sem pagar nada para os buscadores.

Quando existe o pagamento para aparecer na área de publicidade dos buscadores estamos falando sobre os links patrocinados. Existem profissionais especializados no assunto, mas este já é tema para outro post.

O que faz um analista de SEO?

Existem diversas tarefas que um analista de SEO pode desenvolver como analisar os fatores On Page, desenvolver estratégias Off Page para maximizar o processo de Link Building, treinamento de equipes de desenvolvimento e criação de conteúdo, entre tantas outras tarefas. A seguir vou explicar um pouco melhor cada um dos itens citados acima, pois foram muitos termos técnicos.

Análise dos fatores On Page

Consiste em analisar todos os itens que compõem o código do site e que serão lidos pelos robôs dos mecanismos de busca. Dentre estes itens estão desde o código HTML, URL, Navegação, Usabilidade, chegando até mesmo a avaliar o conteúdo existente no site.

Esta parte do trabalho é necessária para que o conteúdo do site seja melhor compreendido pelos mecanismos de busca e assim se torna mais relevante.

Desenvolvimento dos fatores Off Page

O trabalho Off Page é focado em fazer com que o site de seu cliente ganhe relevância na internet de acordo com as palavras chaves selecionadas para o trabalho. Uma das técnicas mais comuns e eficientes é a de criação de Link Building.

O Link Building é o processo de aquisição de novos links externos ao site. Quanto mais links externos de boa qualidade suas páginas tiverem melhor será a avaliação dos buscadores, pois se muita gente esta “falando” do seu conteúdo é um grande indicador de que este tem boa qualidade.

Treinamento de Equipes

O treinamento de equipes é a parte que eu mais gosto. Aqui temos a oportunidade de fazer o processo de Evangelização de SEO. Este termo é muito utilizado na comunidade SEO para descrever o processo onde o analista de SEO ensina os demais colaboradores envolvidos no processo de criação do site e de conteúdo a desenvolver conteúdo otimizado e de qualidade sozinhos. Também é nos treinamentos que devemos mostrar a importância de cada tarefa relacionada à SEO, pois quando todos entendem os objetivos do projeto de SEO os resultados são bem melhores.

Requisitos para vaga

Não existe um perfil exato para ser um analista de SEO, mas existem os que são considerados básicos e outros que são considerados diferenciais.

É fundamental que o profissional de SEO conheça:

  • Como funcionam os mecanismos de busca
    Requisito básico para o processo de otimização das páginas
  • HTML e CSS
    Este itens são a base para desenvolver as tarefas de SEO On Page
  • Keyword Research
    Saber escolher palavras chave para o projeto de SEO é uma das tarefas mais importantes do projeto
  • XML
    Algumas das tarefas do analista de SEO podem envolver XML, por exemplo, o desenvolvimento de sitemaps.
  • Redes Sociais
    São ferramentas muito utilizadas para auxiliar o trabalho de SEO na atualidade

Alguns diferenciais para o profissional de SEO são os conhecimentos em:

  • Usabilidade
    Sites que aplicam estas técnicas tendem a trazer uma melhor experiência para o usuário fazendo com que este realize o objetivo esperado como a compra de um produto ou contratação de um serviço.
  • Inglês
    Pode parecer clichê, mas os melhores conteúdos chegam primeiro em inglês.
  • Conhecimento em linguagens de programação
    A grande maioria dos sites utiliza programação para dar vida ao seu conteúdo. Ter conhecimentos nesta área é um diferencial importante.
  • Google Analytics
    O Google Analytics é uma das ferramentas mais utilizadas pelos analistas de SEO, pois através dela podemos obter dados importantíssimos para o desenvolvimento do projeto e mensuração de resultados.
  • Marketing e Marketing Digital
    Para potencializar os resultados do trabalho de SEO podemos utilizar técnicas de Marketing e Marketing Digital e criar campanhas que serão um grande auxiliador na obtenção de resultados

Além dos requisitos acima gostaria de dar uma dica que aprendi com o tempo e experiência profissional. O analista de SEO tem que ser um excelente vendedor, pois convencer as pessoas de que o seu trabalho trará bons resultados é uma tarefa difícil, ainda mais se seus superiores são leigos no assunto.

Este será o tema do próximo post: Como vender SEO?.

Como o Google vê o trabalho do Analista de SEO?

Existem pessoas que acreditam que o trabalho de otimização de sites (SEO) é uma fraude ou é considerado como SPAM. Para esclarecer estas dúvidas, Matt Cutts, um dos principais engenheiros do Google gravou o vídeo abaixo que deixa claro que o Google vê com bons olhos os profissionais de SEO.

Como podemos ver o Google aprova as boas práticas de SEO.

No link a seguir você pode baixar o Guia de Otimização de Sites fornecido pelo Google.

Para entender melhor como não infringir as boas práticas de SEO, recomendo que você leia as Diretrizes para Webmasters do Google.

Isso é só uma parte do trabalho de um analista de SEO. Tenho certeza que ainda há muito para se falar. Se você ficou com alguma ou quer saber mais não deixe de perguntar.

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