Estatísticas do seu site com o Google Analytics
O que é o Google Analytics?
O Google Analytics mostra como as pessoas encontraram seu site, como o exploraram e como você pode melhorar a experiência do visitante. Com essas informações, você pode melhorar o retorno do investimento de seu website, aumentar as conversões e ganhar mais dinheiro na web. Este guia pode ajudar você a se familiarizar com os principais recursos do Google Analytics.
Como o Google Analytics pode me ajudar?
O Google Analytics informa como os visitantes encontraram seu site e como eles interagem com ele. Você poderá comparar o comportamento e a lucratividade dos visitantes, que vieram por conta de cada um dos seus anúncios, palavras-chave, mecanismos de pesquisa e e-mails, e obter insights valiosos sobre como melhorar o conteúdo e a aparência do seu site. O Google Analytics monitora seu site, do clique à conversão, seja ele grande ou pequeno, e independente de você direcionar o tráfego para ele com pesquisa não-paga, sites parceiros, AdWords ou outros programas de custo por clique.
Para os usuários do AdWords especialmente, o Google Analytics fornecerá as informações úteis que você pode usar para aumentar o retorno do seu investimento, por meio do monitoramento dos dados de custo de todas as suas campanhas e da combinação desses dados com as informações de conversão, página por página. O Google Analytics importa automaticamente os dados de custo do AdWords, para que você possa acompanhar a eficácia das suas campanhas do AdWords, e codifica automaticamente os URLs de destino do AdWords para controlar as taxas de conversão da campanha e da palavra-chave com pouco esforço da sua parte!
Como o Google Analytics funciona?
O Google Analytics utiliza um cookie principal e um código JavaScript para coletar informações sobre os visitantes e monitorar os dados da campanha. O Google Analytics acompanha anonimamente a forma como os visitantes interagem com um site, incluindo a procedência destes, o que fizeram no site e se realizaram alguns dos objetivos de conversão do site. O Analytics também monitora os dados de comércio eletrônico e os combina com informações sobre a campanha e a conversão para fornecer uma visão detalhada do desempenho das campanhas.
Todas essas informações são apresentadas em relatórios fáceis de ler, intuitivos e visuais. O Google Analytics não afeta o desempenho ou a aparência do site – não há arquivos extras a serem hospedados no seu site e nenhum arquivo GIF é chamado pelas páginas.
Com as informações do Google Analytics, você poderá controlar o tráfego e convertê-lo de forma mais eficiente em seu site.
Quanto custa o Google Analytics?
O Google Analytics é totalmente gratuito! É bom poder lhe oferecer esta solução de análise de sites sem nenhum custo, permitindo a todos que possuem um site monitorar dados de conversão, analisar o fluxo de visitantes em seus sites e identificar os elementos que poderiam ser alterados em seu site para melhorar a retenção do visitante.
Esta versão gratuita é limitada a 5 milhões de exibições de página por mês; no entanto, os usuários com uma conta do Google AdWords ativa recebem monitoramento de visitas ilimitado. Além disso, o Google Analytics está completamente integrado ao front-end e às suas campanhas do AdWords, facilitando o monitoramento do ROI do AdWords.
O Google Analytics oferece um acompanhamento eficaz para qualquer pessoa que tenha um site na web, independentemente de ser um site pequeno de passatempo ou uma grande empresa on-line. Ele é umas das mais eficazes soluções de análise da web no mercado – e é gratuito. Além disso, os clientes do Google AdWords podem ver seus dados do Analytics a partir das suas contas do AdWords – incluímos a guia “Analytics” com relatórios e configurações. O Google Analytics também codifica automaticamente as campanhas do AdWords para oferecer um acompanhamento detalhado, e os anunciantes do AdWords se beneficiam de exibições de páginas ilimitadas.
O Google Analítics tem as respostas para as seguintes perguntas:
Para executivos:
- Quais iniciativas de marketing são mais eficazes?
- Qual tendência ou padrão de tráfego é mais adequado para os meus websites?
- Quais tipos de cliente e segmento de cliente são mais lucrativos?
Para profissionais de marketing:
- De onde vêm meus visitantes e o que eles fazem no meu site?
- Como meu website pode converter mais visitantes em clientes?
- Quais palavras-chave atraem clientes em potencial e os levam a conversões?
- Que tipo de anúncio on-line é mais eficaz?
Para desenvolvedores de conteúdo e da web:
- Por que tantas pessoas saem do meu site sem fazer o que eu quero?
- Existem alguns elementos de design do website que estão afastando os visitantes?
- Por qual conteúdo do site as pessoas se interessam mais?
O Google Analytics afetará a aparência ou o desempenho do meu site?
A aparência do seu site nunca será afetada pelo uso do Google Analytics – não é colocado nenhuma imagem ou texto nas suas páginas. Da mesma forma, o desempenho das suas páginas não será afetado, com a possível exceção de a primeira página carregar após a adição do código de monitoramento. Essa primeira exibição de página solicita o JavaScript nos servidores do Google, o que pode demorar um pouco mais do que o carregamento de uma página comum. As exibições de página subseqüentes usarão dados em cache e não serão afetadas.
Para saber mais sobre o Google Analytics, clique aqui!
Fonte: Google.com