5 de janeiro de 2012 gf10web 0Comment

PageRank (PR) é a forma pela qual o Google procura representar a importância que um site, ou página, tem para ele (Google) frente a Internet. Ele foi desenvolvido em 1995 na Universidade de Stanford por Larry Page, daí vem o nome “Page” Rank.

PageRankBasicamente o PageRank é uma avaliação da relevância da página. Essa relevância é divulgada em uma escala de zero a 10, o valor exibido na Barra de Ferramentas do Google, mas sabe-se que o verdadeiro valor varia dentro de uma escala logaritmica.

Para calcular o valor do PageRank, o Google considera basicamente a quantidade de links que a página recebe. Funciona de modo semelhante a uma eleição, onde cada link  é como um voto endossando a qualidade da página que recebe o link. Mas não basta ter uma grande quantidade de links para ter um PR alto, a relação semântica entre as páginas é importante, bem como a própria relevância da página que faz o link.

Ilustrando o PageRank com dados do mundo real

A idéia segue esta linha: você joga futebol e quer saber o quão bem você está jogando. Se vários amigos seus (pernas-de-pau) falam que você joga bem, não importa muito. Eles não tem autoridade para falar de futebol. Inclusive, as pessoas podem até concluir que você joga mal, por somente pernas-de-pau falarem de você.

Por outro lado, se o Ronaldinho e o Pelé falarem que você joga bem, então a relevância do seu futebol fica realmente aumentada.

Associe o fato de “falar de você” com os links que um site recebe. Se páginas de maior importância (maior PageRank) tem links para seu site, maior as chances de seu site subir o PageRank. E o fato de vários sites demenor relevância apontarem para o seu (apontar é ter um link para o seu site) não o ajuda tanto.

Outro fato é a associação dos conteúdos – a relação semântica. Voltando ao exemplo do futebol: se a Gisele Bundchen fala que você joga futebol muito bem, isso não conta quase nada dentro da comunidade de futebol, pois a Gisele Bundchen é especializada em moda, não em futebol. Se fosse um palpite sobre moda, seria de grande relevância. Mas, apesar de ser muito bem conceituada em beleza e moda, as palavras dela não tem muito peso sobre futebol.

Isso também se aplica ao PageRank. Não ajuda muito a Adobe (PR 10) fazer links para um site de futebol – os conteúdos são totalmente diferentes.

Portanto, aumentar o PageRank do seu site depende, basicamente, de conseguir mais links para ele, porém, não adianta conseguir links quaisquer.  É importante que sejam links de sites de qualidade e semanticamente relacionados ao seu – aos olhos do Google, esses são links que possuem muito valor para o cálculo do PageRank.

O que é PageRank – Explicação em vídeo

O vídeo abaixo ilustra facilmente a idéia do PageRank:
{module Pagerank}

Como saber o meu PageRank?

Uma das perguntas mais frequentes é “como eu posso saber o meu PageRank?”. Basicamente existem dois modos:

  1. Instalar a Google Toolbar e observar através dela o valor do PageRank para cada uma das páginas que você nevega
  2. Acessar a nossa ferramenta de Verificar PageRank e inserir uma determinada URL, desta forma a ferramenta consulta no Google qual o valor do PageRank da URL pedida.

Quais os sites com maior PageRank?

No dia 20 de Janeiro de 2011 tivemos a última atualização de PageRank. Com isto, o website Search Engine Genie atualizou a sua lista dos websites com maior PageRank e tornou a informação publica como podemos ver abaixo:

Título
PR
GBLs
YBLs
URL
Google Search
10
14,400
1,366,035,153
World Wide Web Consortium
10
12,100
62,096, 461
US
Goverment website
10
15,800
8,468,953
Adobe – Adobe Reader Download
10
         
26,100
2,875,348
National Portal of India
10
2,290
283,473
United States Department of Health and Human Services
10
6,700
2,160,301
The Central People’s Government of the People’s Republic of China
10
30,100
6,860,050
Miibeian
10
25,500
890,339,399
Adobe – Adobe Flash Player
10
46,700
27,586,845
The White House
10
8,380
4,662,363
Facebook
10
1,440
2,147,483,647
Social Bookmarking Sharing Button Widget
10
5
289,128,486
CNN.com – Breaking News, U.S., World, Weather, Entertainment & Video News
10
7,070
708,187
Europeana
10
2,960
127,363
EUA – European University Association
10
1,520
147,227
Recovery.gov – Tracking the Money
10
4,220
658,664
Joomla
10
25,200
31,602,428

Referências sobre o PageRank

Abaixo listamos algumas páginas e documentos importantes relacionados com o PageRank. Veja a lista:

 

Uma Amostra de indexação SEO no google feita pela GF10 e Alô Anúncio

{module Google Pagerank}

Preste atenção no dia e hora que foi publicado no google em 04/01/2012 às 1:53 AM

 

E olhe no relógio do windows 05/01/2012

Está poderá ser sua página tambem contate para elaborar uma estratégia de marketing virtual para

seu web site ou loja virtual Clique aqui

 

Divulgue este artigo ou Comente !

O que é PageRank ?
Vote Se Gostou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *