Primeiramente iremos responder algumas perguntas básicas e muito comuns:
O que é uma loja virtual e para que serve?
Uma loja virtual é um site que permite a venda através da internet. Também é conhecido como e-commerce ou comércio eletrônico.
O site deve permitir o cadastro de produtos e preços pelo administrador da loja, fazer o cálculo automático de fretes e possibilitar o
pagamento da compra pelo cliente. Não confundir loja virtual com sites institucionais que apenas descrevem a empresa.
Uma loja virtual, essencialmente permite a venda completa de produtos através dela.
O que é necessário para montar uma loja virtual?
Várias aspectos devem ser observados quando se planeja montar uma loja virtual. Basicamente o que é extritamente
necessário para montar uma loja virtual:
1 – Ter domínio sobre uso de internet e e-mails, saber criar e editar imagens de forma básica.
2 – Saber o que você quer vender.
3 – Fazer um planejamento estratégico com análse de mercado e concorrentes. Para descobrir se o que você vai vender é viável.
4 – Ter capital de giro suficiente para comprar mercadorias, pagar no mínimo 6 meses de mensalidade da loja virtual e fazer investimentos
em divulgação da loja.
5 – Ter conhecimentos sobre comércio, ativadades comerciais em geral. Um conhecimento básico sobre a área financeira é muito importante.
6 – Para determinados ramos como informática e eletrônicos é recomdável ter empresa registrada.
Atendendo a estes requisitos você já pode começar a montar a sua loja virtual:
1 – Começe definindo o nome da loja, e escolhendo um dominio disponível para a loja. Para pesquisar nomes livres
acesse (www.registro.br ou www.nomer.com.br).
2 – Escolha um plano de loja virtual e faça a assinatura no site da GF10.
3 – Depois de assinar e pagar o boleto da primeira mensalidade da Loja Mestre.
Vá até o site do www.registro.br ou www.nomer.com.br e faça o registro do seu dominio, informando os DNS que lhe foram enviados por email pela Loja GF10.
4 – Sua loja virtual já estará criada, você deverá começar a cadastrar os seus produtos.
5 – Depois de ter alguns produtos corretamente cadastrados, você deverá definir e configurar as formas de pagamento que você irá disponibilizar a seus clientes.
6 – Em paralelo ao item 5, você deve definir uma identidade visual para a sua loja. Como logomarca e cores. Você até pode contratar a Loja GF10 para executar este serviço para você.
7 – Agora é começar a divulgar a loja virtual e começar a vender.
Informações importantes:
1 – A administração de uma loja virtual, é muito parecida com a administração de uma loja fisica. É necessário planejamento e organização. Sem isso você dificilmente terá sucesso com sua loja virtual.
2 – Sem divulgação uma loja virtual não terá vendas, e conseguentemente será um fracasso. Reserve tempo e capital para fazer uma boa divulgação de sua loja.
3 – Você não ficará rico com sua loja virtual do dia para a noite. Planeje pelo menos 6 meses de trabalho com a loja virtual para ela começar a dar lucros. Sim, uma loja pode ser um sucesso em apenas um ou dois meses. Mas isso vai depender muito, do seu produto e preço e principalmente de sua divulgação.
4 – Você precisa investira capital na loja. Muitos tem a idéia de que o investimento é minimo, que é só pagar a mensalidade. Realmente o custo é inferior á uma loja fisica. Mas é necessário investir em compra de materiais, divulgação, capital de giro e o aluguel da loja.
5 – Atendimento ágil, informações claras e completas definem vendas. Transmitir ao cliente profissionalismo e seriedade é essencial. Ter telefone, e-mail e um canal de atendimento online na página incial da loja, transmitem isso ao seu cliente.
6 – O SUCESSO DA LOJA DEPENDE DO LOJISTA. Temos dezenas de clientes que vendem muito bem atraves do nosso sistema de e-commerce.
Nossa dica dada a revista VendaMais de 05/2010:
E para aqueles que estão pensando em implantar uma loja virtual, Schroder dá as dicas finais: “Planejamento é essencial. Hoje, o cenário de e-commerce é muito mais concorrido que anos atrás. Montar um planejamento de pelo menos 12 meses para o e-commerce é o mínimo. Calcule investimentos em divulgação, montagem de uma boa loja, com um sistema seguro. Não queira economizar R$50 na mensalidade de uma loja. Prefira projetos com um bom layout, que possua informações completas e organizadas dos produtos, ofereça canais de atendimento on-line e, acima de tudo, divulgue sua loja. Loja virtual, assim como uma loja física, salvo raras exceções, requer tempo para retorno do investimento. Eu diria que o lojista deverá ter capital para pelo menos seis meses de gastos sem retorno. Então, uma conta básica, eu acredito que, contando aluguel de loja, confecção de layout e divulgação mensal, com um aporte mensal de R$800 por mês seja possível montar uma boa loja virtual”.