Hoje quando visito a maioria dos clientes sempre pergunto o motivo de está mudando de empresa e a resposta sempre em 90% das vezes é a mesma.
Pergunta: Porque desta mudança , pois pelo que eu vi seu site está dentro da média?
Resposta: É porque não consigo ter uma conversa com meu Webdesign , ele não faz o que eu peço e quando faz faz do jeito dele.
É corriqueiro me deparar com esta situação semanalmente, então me levou a crer que o problema é linguagem que o profissional web tem perante seu cliente. Vamos entender então quem é o profissional web logo abaixo.
Quem é o profissional web?
Webdesign é um processo e não uma profissão. E o processo em questão encara o design como projeto, não como desenho. Mas, quem faz webdesign?
A equipe envolvida em um projeto web é bastante heterogênea. A própria natureza dos projetos demanda diferentes profissionais com perfis e capacitações distintas. Pensemos no processo de desenvolvimento de um produto web para termos noções exatas. Levaremos em consideração as condições perfeitas, ou seja: sem qualquer tipo de acúmulo de funções no processo de produção de um site institucional.
Como se trata de uma equipe é preciso gerenciá-la O responsável por isso é o gerente de projetos. Ele mantém as coisas e as pessoas em ordem para que o produto fique pronto, gerenciando desde a ponta do atendimento ao cliente até a preparação do conteúdo.
Mas um projeto só começa a ser desenvolvido quando um cliente precisa de uma solução web. Este papel de contatar e manter relação com o cliente costuma ser desempenhado por um profissional de atendimento, que deve conhecer muito bem o cliente e quais são as possibilidades que podem ser oferecidas a ele. É importante que este profissional saiba se comunicar bem tanto com o cliente quanto com o resto da equipe; afinal, ele é a ponte que liga o contratante ao resto da equipe contratada.
Assim que o atendimento traz para a equipe o diagnóstico e as informações iniciais que o cliente forneceu (esse é o tão falado briefing), uma parcela da equipe, responsável pelo planejamento do projeto começa a trabalhar. Estes profissionais dividem-se em planejamento de solução, de tecnologia, de estrutura e de comunicação. São funções que devem ser desempenhadas por profissionais que tenham conhecimentos em planejamento e execução de planos de comunicação, análise e construção de sistemas, arquitetura de informação e usabilidade. Este pool de profissionais logo monta um projeto contendo as soluções propostas ao cliente, orçamento e cronograma de produção.
Assim que este planejamento é apresentado ao cliente e aprovado, a equipe de criação executa a produção dos layouts que – mais tarde – serão as páginas do site. O designer de interface deve manter um relacionamento estreito com o produtor e com o analista de sistemas para verificar e explorar todas as possibilidades para aquele trabalho. Adicionalmente, o responsável pela usabilidade deve acompanhar e testar as propostas elaboradas para evitar problemas futuros e, eventualmente, um ilustrador e um fotógrafo podem auxiliar o designer de interface no processo de consolidação de uma identidade visual para o site.
Em paralelo, o conteúdo começa a ser tratado, redigido e distribuído pelo responsável pela arquitetura de informação, que também deve manter estreito relacionamento com o pessoal de tecnologia, de arte e usabilidade. È preciso garantir que o conteúdo será facilmente identificado visualmente como tal, ter fácil acesso pelo usuário e ser administrável pelo pessoal que gerenciará o site depois de pronto.
Com a proposta visual pronta, apresentada e aprovada, a produção do site é iniciada. Os sistemas de administração de conteúdo do site são criados pela equipe de programação e os códigos das páginas são gerados pelo pessoal da produção. Conhecimentos de programação são, portanto, muito importantes aqui. O designer de interface, que auxiliará a equipe na criação de imagens e na manutenção da identidade proposta, deve acompanhar esta parte do processo de perto.
Sistema finalizado, é hora de testá-lo e “recheá-lo” com o conteúdo (textos e imagens) que, a essa altura, deve estar pronto. Além de testes de funcionamento, novos testes de usabilidade devem ser executados para que, então, o produto seja apresentado ao cliente e, posteriormente, disponibilizado na rede.
Como pudemos ver, de forma bastante simplificada, é um processo que envolve uma série de profissionais. Onde já se viu, então, alguém se intitular webdesigner? No mínimo, atribuir esta denominação a um único profissional reduz a importância do processo e de todos aqueles envolvidos. O que mais vejo ocorrer, no entanto, é um designer de interface se intitular webdesigner. Se você fazia isso, agora conhece uma maneira melhor de denominar o profissional, não é?
“E o que isso tem a ver com fazer bom uso da rede?”, você deve estar se perguntando, não é? Bem, explico: para nós, profissionais de desenvolvimento, fazer bom uso da rede é, acima de tudo, saber construir os nós da rede.
Mas quais são as habilidades que um web designer deve ter?
Softwares de edição
Todo bom web designer deve ter conhecimentos dos softwares gráficos mais utilizados para desenvolver um bom trabalho: Photoshop, Illustrator e Corel Draw são o pacote básico. Você pode também avançar seus conhecimentos e trabalhar com programas de edição em 3D, como Blender, AutoCad e Flash, aumentando suas chances de empregabilidade.
User experience
O dever de todo web designer é proporcionar uma excelente experiência ao usuário. Prezar pela navegabilidade do site, a disposição das informações, o uso de cores, imagens, vídeos, a arquitetura da informação como um todo é fundamental para que os visitantes tenham uma percepção positiva da marca e se engajem com a empresa ou pessoa em questão, querendo voltar a se relacionar por meio das ferramentas de comunicação disponíveis.
Criatividade e inovação
A profissão de web designer também exige que desenvolva constantemente a criatividade e inovação, buscando soluções “fora da caixa”. Sabe quando você entra em um site ou blog que é simplesmente sensacional? O trabalho do web designer foi bem feito. Estimular a criatividade e inovação é fruto de observação, de exercitar o cérebro para coisas novas.
Organização
Independentemente de você trabalhar em uma empresa ou como freelancer, a organização é fundamental para entregar todos os projetos previstos dentro dos prazos. O ideal é sempre ter um objetivo em mente e colocar metas até que você tenha finalizado seu projeto.
Programação
Lembra-se que no começo do nosso post falamos que web designers mais avançados trabalham com programação? Então se você quer se juntar a esse grupo, comece a aprender HTML5, Java e CSS, entre outras linguagens que são usadas para criar sites e bancos de dados. A People tem o curso de Web Developer, com módulos sobre esses softwares.
Jornada de trabalho
Algumas empresas são bem flexíveis quanto à jornada de trabalho, desde que as horas exigidas sejam cumpridas, cabe ao funcionário saber administrar o horário de trabalho.
Por outro lado, existem locais onde o funcionário deve cumprir horas nos horários determinados pelo empregador.
Cabe também ao candidato à vaga estudar o que foi proposto e escolher pela companhia que melhor se encaixa com o seu perfil.
Isto é o que um programador web faz. Agora você conhece um pouco melhor a área de atuação destes profissionais que trabalham duro para que você tenha sempre sites e serviços bem feitos e o mais interativo possível à disposição.
Após estes pontos você deve ter entendido que um profissional web vive sob pressão diariamente e que ao longo dos dias quando se vê em uma situação que não está sob o controle dele pode ter reações em que não gostaria de ser ele naquele papel , o que deve ser feito é sentar e desenhar o que será feito na prática para soluções exatas do que esta acontecendo, hoje tenho 11 anos na área e todas as situações que iam fugir do meu controle eu sento com cada cliente pego literalmente um papel uma caneta e desenho o que posso fazer para resolver o problema em foco. Dada a dica caso tenham situações que não consigam resolver me contatem que vamos estudar os casos e dar soluções úteis a todos vocês.